twitter



    Já imaginou ganhar dinheiro com algo ligado à informática e que já tem cinqüenta anos de criação? Claro que baseado na evolução de tudo ligado à área e a rápida obsolescência a que são condenados programas e componentes, você provavelmente responde a pergunta acima com um sonoro “NÃO”.

    Mas, numa área, o que é antigo continua sendo o máximo: A programação.

    A linguagem de programação Cobol, completa neste ano, cinqüenta anos de criação. E um profissional especialista nessa linguagem pode ganhar salários em torno de R$ 12 mil. E a que se deve esse sucesso e essa sobrevida fantástica? Muito simples; a maioria das grandes empresas existentes hoje tem suas aplicações rodando na linguagem de programação Cobol. No mundo todo, cerca de sessenta por cento das grandes empresas têm como base essa linguagem de programação. Se pensarmos em bancos brasileiros, esse percentual sobe para noventa por cento. E esses altos números podem ser explicados por coisas bem simples. Os programas feitos na linguagem de programação Cobol são extremamente seguros, se documentam sozinhos e têm uma enorme legibilidade.

    Outra característica interessante do Cobol foi que a linguagem de programação avançou e se atualizou ao longo dos tempos sendo hoje uma linguagem moderna e satisfatoriamente segura. Mesmo assim, é muito difícil encontrar pessoal recém formado que sejam especialistas no Cobol. Os que atuam na área, em sua maioria, já operam há mais de quinze anos.

    E, para muitos catedráticos no assunto, isso se deve a maneira como são dadas as aulas de linguagem de programação nos dias de hoje. Ela não torna possível que os alunos mergulhem a fundo e consigam conhecimentos mais robustos. Assim, o que antes se levava quatro semestres para ser ensinado, teve de ser “condensado” em apenas quatro meses. O que criou essa escassez de profissionais qualificados na área.

   Quem acha que a linguagem de programação Cobol parou no tempo e tende a desaparecer, está muito enganado. Existem diversas empresas que ainda comercializam compiladores para ela; o que, obviamente, permite a criação de novas programações e aplicativos e que soma a já existente enorme gama de programas os novos desenvolvidos para empresas atuais. Sendo totalmente compatíveis com a linguagem Java, etc. além de todas que forem orientadas a objeto.

   Assim que você se formar, já entra no mercado ganhando em torno de R$ 1.500,00 iniciais. Ao atingir certo grau de experiência e ser admitido na “elite”; os salários vão de 8 a 12 mil reais, dependendo da experiência e do desempenho de cada um.

   Dessa forma, é uma excelente opção a realização de um curso aprofundado da linguagem de programação Cobol como uma complementação de suas habilidades profissionais. Sendo muito promissora a promessa de bons lucros e de boa quantidade de serviços a serem feitos; quer como empregado ou freelancer. Desta forma, mesmo para um iniciante jovem, o domínio dessa linguagem de programação antiga; mas ainda tão presente nas grandes e poderosas empresas brasileiras e estrangeiras, abrirá um enorme leque de fantásticas oportunidades de sucesso profissional e de grandes ganhos.
_______________________________________________________________________________________________


1 comentários:

  1. Senhores, trabalho com Mainframes IBM desde 1975. E, para matar a saudade dos mais fanáticos como eu, criei um pacote completo para Windows contendo um Mainframe /370 completamente funcional. Testado em Windows XP e Windows 7.
    Trata-se do VM370IB, ou “VM/370 In a Box”. Simula com precisão surpreendente um verdadeiro /370 com discos 2314 e 3350, fitas 2420, impressoras 1403, leitoras e perfuradoras de cartões, terminais 3278 e muito mais. E tudo isso gerenciado pelos sistemas operacionais VM/370 rel.6 com máquinas CMS, e sob o VM roda também o DOS/VS rel 34 com PowerVS, VSAM, DITTO, Compiladores RPG, PLI, e Cobol Full (ANS). Sob o controle do PowerVS existem as partições BG, F2, f3 e F4, rodando compilações e os mais variados jobs e utilitários.
    Os Jobs e Execs podem ser criados e mantidos via Notepad e facilmente submetidos do Windows para o VM ou DOS/VS. Os relatórios e compilações produzidos no VM370IB podem ser transferidos para o Windows em formato PDF.
    O último investimento neste pacote é a implementação do KICKS. Trata-se de um pacote que emula o CICS com perfeição. Os programas desenvolvidos para CICS são 100% compatíveis para rodar no KICKS, bastando apenas recompilá-los.
    Tenha um mainframe completo em seu PC! Saiba muito mais em http://vm370ib.wix.com/vm370ib

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.